ANA promove evento para comparação de laboratórios que analisam qualidade de água

bcjkbdcjdsbjd
Atividade prática na represa Guarapiranga (SP) Foto: ANA

São Paulo recebeu o 2º Ensaio de Proficiência por Comparação Interlaboratorial da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade da Água (RNQA) entre 3 e 4 de outubro. Promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA), o evento busca determinar o desempenho individual dos participantes para os ensaios de qualidade da água propostos.

 

O 2º Ensaio também visa a apoiar – na identificação e solução de problemas de análise – os 33 laboratórios das instituições estaduais que monitoram a qualidade da água. Assim, o evento pode contribuir para o controle de qualidade e aperfeiçoamento do desempenho dos laboratórios. No evento participaram entidades do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

Nesta primeira fase do Ensaio de Proficiência, os participantes puderam coletar amostras de água na represa Guarapiranga, que foram encaminhadas para análises em seus respectivos laboratórios. Na segunda fase do evento, os resultados das análises laboratoriais serão debatidos na Oficina de Discussão, marcada para o período de 28 a 30 de novembro na sede da ANA, em Brasília.

 

O 2º Ensaio de Proficiência por Comparação Interlaboratorial da RNQA faz parte do cumprimento da Meta Estruturante para as instituições estaduais que celebraram o contrato no âmbito do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QUALIÁGUA), conforme a Resolução ANA nº 643, de 27 de julho de 2016.

 

Organizado pela ANA, o 1º Ensaio de Proficiência por Comparação Interlaboratorial da RNQA teve início em 24 de novembro de 2015, quando os técnicos dos órgãos estaduais se reuniram na Oficina de Amostragem, em São Paulo, para determinarem parâmetros de campo. Em 15 de março deste ano, na conclusão do evento, os participantes puderam compartilhar a solução de problemas, além de identificar diferenças analíticas entre os laboratórios da Rede.

 

RNQA

 

Criada em 2013, a Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade da Água propõe a padronização dos dados coletados, dos procedimentos de coleta e da análise laboratorial dos parâmetros qualitativos para que seja possível comparar as informações obtidas nas diferentes unidades da Federação. A meta é que até dezembro de 2020 todos os estados e o DF contem com um total de 4.450 pontos de monitoramento, dos quais aproximadamente 1,8 mil já estão em operação. Todos os dados obtidos pela RNQA serão armazenados no Sistema de Informações Hidrológicas (HidroWeb), da ANA, e serão integrados e divulgados através do Sistema Nacional de Informação sobre Recursos Hídricos (SNIRH).

 

QUALIÁGUA

 

O Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QUALIÁGUA) é uma iniciativa da ANA que visa a estimular a padronização dos métodos de coleta de amostras, parâmetros verificados, frequência das análises e divulgação dos dados em escala nacional. No total, 21 unidades da Federação já aderiram voluntariamente ao Programa: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Os acordos de cooperação técnica publicados no Diário Oficial da União formalizam a adesão.

Texto:Raylton Alves – ASCOM/ANA
Foto: Flávia Carneiro / Banco de Imagens ANA

FONTE: ANA

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br