ANA – Acordo estimula uso racional da água em indústrias

20160922122659_grande_3352
Indústria às margens do rio Grande em Uberaba (MG)

Aprimorar o gerenciamento de recursos hídricos no Brasil e incentivar o uso eficiente da água no setor industrial. Este é o objetivo do acordo de cooperação que a Agência Nacional de Águas (ANA), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) assinam nesta quarta-feira, 21 de setembro, no Rio de Janeiro. A parceria terá vigência de dois anos a partir da assinatura, prorrogável por igual período.

O acordo consolida a disposição das três instituições em construir uma agenda positiva que contribua para reduzir os problemas enfrentados pela sociedade e pelo setor industrial decorrentes da escassez hídrica. As frentes de atuação envolvem as demandas hídricas, o uso racional e o reúso da água, a cobrança pelo uso de recursos hídricos e a capacitação do setor industrial.

A cooperação técnica também prevê o compartilhamento de dados e informações, a elaboração de estudos, além da capacitação e do treinamento de pessoal que atua no setor industrial. Além disso, a parceria poderá contribuir para o avanço da implementação articulada da Política Nacional de Recursos Hídricos, aproximando os entes que atuam no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) de um dos principais setores usuários de água: a indústria.

Segundo o relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, da ANA, a indústria é responsável por 17% da vazão de água retirada no País: 2373 metros cúbicos por segundo – um metro cúbico equivale a 1000 litros. O setor somente retira menos água do que a irrigação (54%) e o uso urbano (22%).

Em termos de consumo (água retirada e que não retorna diretamente à natureza), as indústrias consomem 7% da vazão consumida no Brasil: 1161m³/s. Três outros usos consomem mais água que as indústrias: irrigação (72%), urbano (9%) e uso animal (11%).

Texto: Raylton Alves – ASCOM/ANA
Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA

Fonte: ANA

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br