ABES realiza Workshop para Jovens Profissionais na Área do Saneamento

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) – seção ES, realizou nesta quinta-feira (16), o I Workshop – Jovem Profissional do Saneamento do Espírito Santo (JPS), no auditório do CCJE, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O objetivo do Workshop foi promover uma visão da atuação do profissional na área do saneamento e a troca de experiências entre profissionais consagrados, profissionais iniciantes na carreira e os estudantes.

Foram feitas palestras sobre empreendedorismo, competências dos engenheiros e experiências de profissionais em empresas e instituições de ensino. Em seguida foi aberto o debate e questionamento sobre os temas apresentados e a atuação dos profissionais no mercado e suas competências.

Um dos palestrantes foi Luiz Claudio Victor Rodrigues, gerente  de  Operação Metropolitana Norte (O-GMN), que falou sobre Tecnologias de Tratamento de Esgoto e a experiência de realizar uma licitação para contratação de Parceria Público-Privada  (PPP), realizada para universalizar o serviço de saneamento nos municípios de Serra e Vila Velha.

Além disso, Luiz Cláudio explicou sobre o uso do adubo de lodo de esgoto na agricultura e seu principal benefício que é restringir o uso de fertilizantes químicos que produzem inúmeros malefícios aos seres humanos e ecossistemas. Ao final, ele destacou os diversos investimentos que a Cesan e o Governo do Estado têm realizado e as que dão chance de trabalho aos jovens profissionais na área de saneamento.

 

Engajamento de jovens profissionais

A engenheira Nadja Gorza, gestora da Divisão de Tratamento Sul (O-DST) e presidente da Abes – ES, explicou sobre a importância do engajamento dos jovens profissionais no JPS, um programa de desenvolvimento contínuo. O objetivo do programa é despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam na área do saneamento ambiental para satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor.
A engenheira destacou que a Associação possui grande responsabilidade em promover eventos para capacitação dos profissionais.

 

“A Abes tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento. E isto estimula a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, capaz de fazer frente ao grande déficit de saneamento básico então existente”, contou.

 

 

Dentre algumas metas do programa, estão: criar uma rede de relacionamento entre jovens profissionais, com possibilidade de ser inserida em programas internacionais, dar apoio ao desenvolvimento da carreira, engajada com a associação e com consultores seniores, além de auxiliar nos estudos técnicos do setor.

Para esse ano, está previsto um programa de capacitação que aborde os temas: Controle de Perdas, Tratamento de Esgotos Domésticos, a arte da modelagem hidráulica de sistemas de abastecimento de água, despoluição de córregos em áreas urbanas e operação de sistemas de esgotos sanitários.


Conheça nossos integrantes:

Diretora do JPS: Priscilla Basilio

Membros do JPS:

Ana Carolina  Pádua
Andressa Modulo Serafim
Brenda Sossai
Daniel Lucas Pudêncio
Janielly Mantovani
Maicon Pizzol
Marina Bonifácia
Raquel Vittorazzi
Tamara Barbosa Passos
Vanessa Pianzoli

Quer participar ? Entre em contato pelo atendimento@abes-es.org.br ou 27 9.9699 – 4924

 

Reuso de Efluentes Tratados

O curso “Reuso de Efluentes Tratados”, que será realizado nos dias 10,11 e 12 de maio, no auditório do CREA-ES, será ministrado por um dos maiores especialistas do setor, o Professor Doutor Eduardo Pacheco Jordão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

 

 

Fonte : Cesan e ABES-ES

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br