ABES-ES realiza Curso sobre Utilização de fontes alternativas de água em edifícios e as novas normas da ABNT

Curso integrou profissionais e estudantes da área de engenharia, arquitetura e meio ambiente e contou com visitas técnicas

Turma de participantes do curso

Entre os dias 24 e 26 de abril, ocorreu o curso “Utilização de fontes de fontes alternativas de água em edifícios e as novas normas da ABNT”, promovido pela ABES, Seção Espírito Santo. Realizado no auditório do Crea-ES, o  objetivo do curso foi apresentar as duas futuras normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de conservação de águas em edifícios novos e existentes. O curso também abordou a possibilidade de combinação de ações para a gestão da demanda e para a gestão de oferta, conforme viabilidade técnica e econômica caso a caso. E por fim, detalhou as recomendações para caracterização, dimensionamento, uso, operação e manutenção de sistemas de fontes alternativas de água não potável em edificações. Além de contar com visitas técnicas, para fins de melhor assimilação dos participantes.

O professor responsável por ministrar o curso foi Ricardo Franci, reconhecido no estado pelo domínio sobre o tema. Engenheiro civil (UERJ – 1984), com atuação específica nos setores de saneamento ambiental e de desenvolvimento científico e tecnológico. Possui pós-doutorado no Departamento de Gerenciamento de Águas Urbanas da Universidade Técnica de Berlim, doutor em engenharia do tratamento de águas pelo Institut National de Sciences Appliquées de Toulouse (França – 1993), Mestre em engenharia ambiental pela École Nationale des Ponts et Chausséesde Paris (França – 1990) e pós-graduado em Engenharia de Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública do Rio de Janeiro (1985). Professor titular do Departamento de Engenharia Ambiental e do Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo.

Professor titular do Departamento de Engenharia Ambiental da Ufes, Ricardo Franci conduziu a parte teórica do curso

Ana Bárbara Pascini, presidente da Assemae (Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamento) esteve presente e reafirmou a necessidade do curso, por se tratar de um tema super pertinente. “A água é um recurso cada vez mais raro e caro, então reutilizá-lo beneficia o meio ambiente e a economia, tanto do usuário quanto das indústrias e governo. Além disso, temas como esse precisam ser mais difundidos e o professor é excelente”, declara.

Érica Rebouças, atual coordenadora do JPS (Programa Jovens Profissionais do Saneamento) também marcou presença, apresentou o JPS, expondo suas ações e atividades, colocou as expectativas para o Workshop do JPS e para a participação do programa no II Seminário Nacional de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, que será promovido em outubro pela ABES, Seção Espírito Santo, além de convidar os participantes a integrar o Programa. “A ABES está sempre precisando de mais força, para que essas discussões que a gente tem aqui de sustentabilidade e tangíveis em saneamento e meio ambiente, fiquem mais fortes em todas as instituições”, conclui.

Visitas Técnicas

Visita ao prédio da Petrobrás

A primeira visita foi ao prédio da Sede da Petrobrás em Vitória, os participantes foram instruídos por profissionais da própria empresa, que explicaram todo o processo de otimização da utilização da água e funcionamento da reutilização do recurso. Enquanto a segunda visita técnica foi realizada na Estação de Tratamento de Águas Cinzas (ETAC) do Sicoob, em Santa Lúcia, onde os envolvidos puderam acompanhar o processo de tratamento e armazenamento das águas a serem reutilizadas.

Visita à ETAC do Sicoob

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br