Agência Nacional de Águas disponibiliza Atlas Digitais de Esgoto e Irrigação

A Agência Nacional de Águas (ANA) lança os serviços “Atlas Esgotos“, a fim de disponibilizar à sociedade e aos tomadores de decisão informações de todas as cidades brasileiras, de forma a fortalecer os processos de planejamento e gestão de recursos hídricos e de saneamento; e “Atlas Irrigação“, que tem o objetivo de  fornecer uma nova base técnica com informações relevantes sobre a agricultura irrigada brasileira na sua interface com os recursos hídricos, subsidiando tomadas de decisão com vistas à segurança hídrica e à garantia dos usos múltiplos da água. .

O Atlas Esgotos

O Atlas Esgotos traz a análise da situação do esgotamento sanitário nas 5.570 cidades brasileiras e dos impactos do lançamento dos esgotos nos rios, lagos e reservatórios do País. Como muitos municípios não possuem tratamento de esgotos adequado ou sequer disponibilizam o serviço para sua população, o lançamento desses efluentes nos corpos hídricos comprometem a qualidade e os usos das águas, causando implicações danosas à saúde pública e ao equilíbrio do meio ambiente.

A ANA, em parceria com a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, elaborou a publicação com embasamento técnico e estratégico, para que os setores de recursos hídricos e de saneamento tenham à disposição um documento de referência para subsidiar a tomada de decisão na gestão de recursos hídricos e na orientação dos investimentos no tratamento dos esgotos urbanos.

O sistema permite acessar dados por cidade, classificando-as em grupos, de acordo com a situação institucional e conta com mapas interativos, além de apresentar estratégias de soluções e propostas por municípios. Clique aqui e assista ao vídeo de apresentação do esquema.

Atlas Irrigação: Uso da Água na Agricultura Irrigada

O Atlas Irrigação é o resultado do empenho da ANA em fornecer uma nova base técnica com informações relevantes sobre a agricultura irrigada brasileira.

Ele sistematiza, uniformiza e amplia esses esforços recentes, apresentando uma retrospectiva, um panorama atual e uma visão de futuro sobre a agricultura irrigada brasileira, com foco no levantamento de áreas irrigadas, no potencial de expansão e no uso da água.

Como a atividade é dinâmica, o aprimoramento e a atualização dos dados e das análises permanecem como ação contínua.

O serviço apresenta os processos de irrigação de maneira didática, elenca os mais utilizados no país e apresenta a situação das áreas irrigadas no Brasil, e divide-as por região, além de apresentar o potencial de expansão da irrigação e fazer um panorama sobre o Uso da Água, classificado por regiões e grupo. Você pode acessar o vídeo de apresentação do sistema clicando aqui.

Fonte: Agência Nacional de Águas (ANA)

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br