7 livros sobre saneamento básico que você precisa ler!

Atualmente temos uma variedade de literatura do setor de saneamento básico para que profissionais da área, estudantes e curiosos possam se atualizar.

É sempre bom ter boas referências em mãos, separamos uma lista de 7 livros sobre saneamento básico que podem te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto.

Entre livros conceituados e recém-lançados, confira obras de especialistas que vão te ajudar a refletir sobre o a importância do saneamento básico, qualidade de vida e ter dar dimensões mais claras sobre a regulação, leis e a proteção do meio-ambiente.

Quer entender mais um pouco sobre o setor do saneamento básico? Você precisar ler esses livros, confira!

1. Saneamento Básico no Brasil

Autora: Carolina Mota

Sinopse

O livro reúne estudiosos jovens com ampla visão do setor e sólida formação, especialmente jurídica. a obra propõe compreensão da função, possibilidades e os limites do direito na solução de problemas de complexos como a falta de saneamento básico.

 2. Saneamento Básico: Temas fundamentais, propostas e soluções 

Autores: Coordenação de Saneamento Básico do conselho Federal da Ordem dos advogados do Brasil/Guilherme Gomes Luna/Luiz Felipe Graziano/Rodrigo Pinho

Sinopse

Com a colaboração de renomados profissionais engajados com o tema, a obra busca identificar os principais entraves e propor alternativas para que o país possa finalmente atingir a universalização destes importante serviços.

3. Direito do saneamento: introdução à lei de diretrizes nacionais de Saneamento Básico 

Autor: Luiz Henrique Antunes Alochio

Sinopse

Esta publicação com base na nova legislação analisa os princípios fundamentais, a questão da titularidade e da prestação regionalizada, o planejamento e regulação e a cobrança pela prestação do serviço essencial . O autor ainda discorre sobre aspectos técnicos, mencionados nos votos já proferidos pelo Supremo Tribunal Federal, tocando na moderna questão do controle social e o comprometimento das políticas para o setor.

4. Tietê – presente e futuro 

Autor: Carlos Tramontina

Sinopse

Carlos Tramontina revê no livro todas as etapas do projeto, desde sua viagem a Seul, onde conheceu o processo de despoluição do rio Han, semelhante ao Tietê,até a chegada do flutuador à cidade de Barra Bonita, no interior de São Paulo. Além de denunciar a triste realidade da poluição do rio, o autor conta a história das pessoas que vivem às suas margens, destacando os aspectos sociais e humanos que acompanham a degradação do meio ambiente.

5. Regulação: controle social da prestação dos serviços de água e esgoto 

Autores: Alceu de Castro Galvão Junior e Marfisa Maria de Aguiar Ferreira Xineses
Sinopse
a obra tem como objetivo reunis experiências nacionais e internacionais na regulação so setor do saneamento básico, estudos técnicos e científicos da área, no sentido de difundir a cultura da regulação do país, tão necessária para se alcançar a universalização da prestação dos serviços no país.

 

6. Faça-se a água 

Autor: Seth Siegel

Sinose

  Faça-se a água ilustra como Israel pode servir de modelo para os Estados Unidos e os demais países do mundo, mostrando como amenizar o resultado das calamidades hídricas iminentes. É um relato inspirador acerca da visão e do sacrifício de uma nação e de um povo que há muito fizeram da segurança hídrica uma prioridade essencial. Apesar dos poucos recursos hídricos naturais, com uma população e uma economia em rápido crescimento e vizinhos frequentemente em conflitos, Israel tem consistentemente ocupado a posição de líder na curva de inovação hídrica – que deve assegurar um futuro dinâmico e vital.

 

7. Parcerias Pública-Privada – experiências, desafios e propostas 

Autor: Gesner Oliveira

Sinopse

esse livro tem como objetivo engajar o público e profissionais do setor da importância da parceria público-privada, além disso, leitor encontrará textos que abordam o tema em todas as suas dimensões, da teoria à prática.

Fonte: Trata Brasil

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br